Última superlua de 2020

Posted on

Última superlua de 2020
08 de maio de 2020

Ontem resolvi testar novas formas de editar fotos da Lua para tentar garantir um resultado com mais nitidez. No dia 07, ocorreu a lua cheia de maio e última superlua do ano. Por sorte, houve algumas horas de céu limpo que permitiu o registro de imagens dela através do telescópio.

Seguindo alguns tutoriais que encontrei e estudei, dessa vez ao invés de um único frame, registrei vários e utilizei eles para gerar a imagem acima. Com 10 fotos e 4 softwares diferentes cheguei a esse resultado. Resumidamente, primeiro utilizei um chamado Pipp cujo objetivo é analisar e descartar as imagens que não tem uma boa qualidade. Na sequência o AutoStakkert para alinhar as imagens antes de empilhá-las no Registax. Por fim, o Photoshop para corrigir alguns detalhes de brilho e contraste.

Não sei se esse é a forma mais correta de processar essas imagens. Originalmente tentei fazer o alinhamento e empilhamento diretamente no PS mas o micro não estava aguentando fazer dessa forma. Então, fui obrigado a buscar alternativas. Com softwares dedicados especificamente a esse tipo de tratamento, facilitou e muito o processo. Há diversas opções nele e, possivelmente, o resultado final possa ser aprimorado.

Como as imagens ainda estão salvas, posso testar novas e diferentes possibilidades de tratamento e edição dessas imagens para chegar a diferentes resultados. Isso é algo que faço com diversas fotos do céu até hoje. Guardo os arquivos originais e vou, de tempos em tempos, reeditando e estuando novamente eles para ver se é possível melhorar algo com alguma nova técnica que venha a aprender. 

Se o tempo colaborar nessa quarentena, espero conseguir registrar mais o céu. 

 

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_SocialMediaButtons_Widget”][/siteorigin_widget]

Playlist

Instagram

[instagram-feed showbio=true num=6 cols=3 showfollow=false]

Twitter

[fts_twitter twitter_name=@yurimurakami_ tweets_count=3 cover_photo=no stats_bar=no show_retweets=no show_replies=no]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.