Via Láctea em Infravermelho

Posted on

Via Láctea em Infravermelho
19 de maio de 2020

Enquanto a quarentena dura, as ideias com fotos vão surgindo e sendo feitas na medida do possível. Uma delas foi tentar de alguma forma registrar a Via Láctea em São Paulo. 

Basicamente é uma tarefa “impossível” dado que a poluição luminosa da cidade é absurda, junto com a poluição atmosférica. Porém há possibilidades de conseguir um registro não tão impactante como os que se vê pela internet mas ainda assim curioso. Utilizando uma câmera modificada, parte da frequência das luzes da cidade é bloqueada e apenas uma parte do espectro luminoso, o infravermelho, é registrado. 

Perde-se assim parte das cores, mas consegue-se o registro de como seria se fosse possível ver a galáxia sobre nossas cabeças. E nesses dias de madrugadas frias, havia ainda um extra. Júpiter e Saturno estão próximos no céu e entraram no registro já que estavam próximos ao centro da Via Láctea, a parte mais fácil de fotografar nessas condições adversas. 

Para um dia, assim que for liberado, tentarei usar dessa mesma técnica em um local com menos poluição para ver que tipo de registro conseguirei fazer. Enquanto isso dá para apreciar o resultado abaixo:

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_SocialMediaButtons_Widget”][/siteorigin_widget]

Playlist

Instagram

[instagram-feed showbio=true num=6 cols=3 showfollow=false]

Twitter

[fts_twitter twitter_name=@yurimurakami_ tweets_count=3 cover_photo=no stats_bar=no show_retweets=no show_replies=no]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.