Sonata Arctica – Carioca Club

Posted on

[Texto publicado originalmente no webzine Portal do Inferno]

Foto: Yuri Murakami

Retornando ao Brasil com uma turnê comemorando os 15 anos de banda, o Sonata Arctica fez uma grande festa no Carioca Club, em São Paulo. Mesmo sendo um dia de semana, o horário do show e a proximidade da casa com o metrô ajudaram a lotar o local para uma excelente apresentação dos finlandeses.

Apesar de ser uma turnê de comemoração da carreira da banda, houve espaço para duas canções novas que estarão no futuro lançamento, “Pariah’s Child”. Uma foi a faixa “The Wolves Die Young”, e a outra, “Cloud Factory”, que abriu o bis da noite e vale ressaltar que ambas foram extremamente bem recebidas pelos fãs. Mas as músicas que realmente fizeram o clima de festa foram as faixas dos discos “Silence” e “Ecliptica”, com destaque para “Tallulah” com Tony Kakko  sentado em um banco no palco e acompanhado em coro pelo público e a sequência com “Fullmoon”. 

Sem muitas pausas para falação entre as canções, o grupo executou um clássico atrás de outro sem deixar, em momento algum, que o nível do show caísse. Mesmo sem essa interação com a plateia, Tony Kakko teve o público em suas mãos que respondia aos pedidos do vocalista com palmas, ou o acompanhava em diversos trechos. Como de praxe nesse estilo do heavy metal, a plateia participou de forma empolgada demonstrando a energia que faz a fama do Brasil nesse quesito lá fora. “Kingdom For A Heart”, não foi executada totalmente e foi emendada com “Wolf & Raven”, mas isso foi feito de uma forma excelente, sem que causasse estranhamento.

No bis, uma surpresa. Kakko anunciou uma música que “iniciava com S, assim como a cidade de São Paulo e era seguida de um A, assim como a cidade” e apresentou “San Sebastian” surpreendendo muitos dos presentes. A noite foi finalizada com “Don’t Say a Word” e deixou muitas pessoas já ansiosas pela futura turnê de divulgação do novo disco. E no que depender da banda, não deve demorar muito, já que conta com fãs fieis e animados que não tiveram o que reclamar da apresentação dos finlandeses.

Setlist:

Intro
The Wolves Die Young
Losing My Insanity
My Land
Black Sheep
Sing in Silence
Flag in the Ground
Tallulah
FullMoon
White Pearl, Black Oceans…
Kingdom for a Heart / Wolf & Raven
In the Dark
Replica
Paid in Full
Victoria’s Secret
Last Drop Falls
I Have a Right

Bis:
Cloud Factory
San Sebastian
Don’t Say a Word