Helloween e Gamma Ray – Espaço das Américas

Posted on
[Resenha publicada originalmente no Território da Música/Rock Online]

Retornando ao Brasil poucos meses após um show considerado um dos melhores no Palco Sunset do Rock In Rio, o Helloween passou por algumas cidades brasileiras agora com um repertório completo e não só com Kai Hansen como convidado especial, mas sim com sua banda, o Gamma Ray, fazendo a abertura da noite.

Kai, que é um dos membros fundadores do Helloween e dono de uma simpatia impressionante, foi o destaque da noite. Pontualmente às 20h00, subiu ao palco do Espaço das Américas, em São Paulo, com o Gamma Ray e mesmo com um repertório não totalmente perfeito comandou o público com facilidade na noite de domingo, 01 de dezembro.

O clássico “Rebellion In Dreamland” não foi executado na íntegra, sendo emendada com “Deththrone Tyranny”, e a nova “Master of Confusion”, que estará no futuro disco, foi bem recebida. Mesmo que o Helloween fosse se apresentar depois, ficou com ele o cargo de executrar “Future World”, obviamente cantada em coro pela casa. Houve ainda um solo do guitarrista Henjo Richter e apesar do músico ser excelente, esse tempo poderia ter sido utilizado para uma outra música já que a apresentação do grupo era menor.

Mesmo que o heavy metal melódico seja um estilo que ficou desgastado ao longo dos últimos anos, ainda tem sua força com o público, principalmente quando o show é comandado pelo “pai” do estilo. E, curiosamente, após o encerramento do Gamma Ray com “Send Me A Sign”, parte da pista premium saiu, facilitando chegar próximo ao palco na hora do Helloween. 

O Helloween abriu o show com “Eagle Fly Free” satisfazendo a vontade de clássicos por parte dos fãs logo de cara e, a partir, dai alternou músicas de seu novo disco “Straight Out of Hell” com canções como “Hell Was Made In Heaven”, “Power” e a fantástica “Where The Rain Grows”.

Deris é dono de uma presença de palco absurda e brincou diversas vezes com o público com caretas, sorrisos e poses para foto. Também não deixou de fazer suas tradicionais brincadeiras com o lado esquerdo e direito da plateia cantando em coro, dessa vez durante a nova “Live Now”. Com uma cartola, encerrou o primeiro bis da noite com “Dr. Stein” e depois retornou com um chapéu de abóbora no segundo bis, que era aguardado por muitos. 

Ao voltar para o palco, o Helloween veio acompanhado de Kai Hansen, além de Henjo Richter e do baixista Dirk Schlächter para um medley com “Halloween”, “How Many Tears” e “Heavy Metal (Is The Law)” sendo que na última Hansen e Deris travaram um breve duelo vocal com algumas brincadeiras entre ambos. E de forma empolgante todos os músicos tocaram o clássico que obviamente não iria ficar de fora: “I Want Out” fechou a noite com um saldo positivo que satisfez os fãs do estilo sem dificuldades.